sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Arrependimentos

Ando muito pensativa utimamente. Não sei o que de fato me inspirou, mas sei que dá uma sensação de liberdade, de ver além, a frente. Pensar, refletir. Tenho pensado muito nas coisas, observado mais do que de costume, sendo mais crítica. Então me peguei a pensar sobre arrependimentos.

Como consta no dicionário :

Significado de Arrependimento

s.m. Pesar por alguma falta cometida. / Contrição, remorso. / Mudança de opinião.

Então, se arrepender é, em outras palavras, se sentir culpado por algo que fez. Nem todas as pessoas tem a capacidade de se arrepender, pois isso é assumir a culpa por uma coisa que tenha feito. Mas a tendência natural é culpar o outro por seus erros. Porém, muitas pessoas se arrependem e tentam até corrigir seus erros. É bonito, digno e de muito caráter se arrepender e tentar corrigir, mas quando isso é feito de coração. Quando no mais íntimo do seu ser você admite que errou e quer corrigir. É tudo uma questão de intenção.

Mas nao foi isso que me peguei pensando, foi sobre o ato de se arrepender, se sentir culpado e se autopunir.Não que eu acho que seja errado se arrepender de seus atos e pedir desculpas, claro que não, mas muitos usam desse artifício para se livrar da consequência de seus atos. Fazem uma coisa errada, 'assumem' o erro e acham que é só usar a nobre palavra 'desculpa' e está tudo certo, poe voltar a cometer os meus erros e depois usar a palavrinha mágica novamente. Isso só é digno quando é feito de coração, quando a pessoa realmente se arrepende, assume seu erro, pede desculpas, mas sabe que haverá consequências. É muito bonito quando a pessoa tem a decência de pedir desculpas. Porém, não acho que devamos nos arrepender de todos os erros.

Somos humanos, pessoas, imperfeitas, incapazes de acertar sempre. Cometemos erros, assumimos os nossos erros (nem todas as pessoas tem essa capacidade D:) mas nem sempre devemos nos sentir culpados e nos autopunir, nao devemos nos exigir muito. Existem erros que fazem parte de nós, do que somos hoje. Muitos servem como aprendizado, nos ajudam a evoluir. Por isso, acho que alguns erros devemos, é claro, assumir como tal e aceitar suas consequências. Se for preciso, peça desculpas, mais uma forma de se sentir em paz, mas faça com sinceridade. O que acho totalmente desnecessário é a autopunição, você se priva de se sentir em paz consigo mesmo por causa de um erro, se priv de se sentir bem porque errou. Mas saiba, você não é a primeira nem ultima pessoa a errar, isso é 'normal'. Não se julgue pior que ninguém por isso. Então não se arrependa, encare como uma forma de aprendizado. Alguns de seus erros compuzeram o que você é hoje. Não fique se martirizando e pensando o que você teria feito se pudesse voltar no tempo, porque não vai. A única coisa que pode fazer é se desculpar e quem sabe, pensar em algo melhor para o presente, nada de passado.

Mas é claro, estou falando de pequenos erros, erros pequenos o bastante, que não tenham afetado significativamente sua vida ou a vida de qualquer outra pessoa. Apenas erros casuais. Aqueles que servem como aprendizado, lição de vida, para enxergar o outro lado, refletir ou qualquer outro ponto positivo que faça com que você evolua como pessoa, valeu a pena de alguma forma. Era pra ter acontecido, então não se sinta culpado.

Imagina se tudo ocorresse tudo bem em toda a sua vida, se você nunca tivesse errado...Você seria a mesma pessoa desde sempre, veria a vida sempre da mesma forma, não evoluiria, teria uma visão pequena das coisas, pois os erros abrem sua mente, são motivos de reflexão...Então, você gostaria de ser assim ?

Mas aqueles, que só fizeram mal, sem nenhum tipo de evolução, ponto positivo ou sem nenhum motivo, apenas pelo prazer de fazer mal, que só tenha servido para pesar sua consciência ou nem isso, aí meu caro, se arrependa, e muito. Pois errar com uma pessoa a esse ponto, é mais que um erro cometido por um ser imperfeito ( como todos somos), é um ato de maldade, cometido por uma pessoa consciente de seus atos, uma pessoa sem caráter e sem coração. Nesse caso, acho que apenas um pedido de desculpas não é o bastante.

Mas a questão é que, se for um erro sem intenção e sem maiores consequência, não se arrependa, entenda que ninguém é perfeito e que não é uma pessoa pior por isso.

Não perca seu tempo pensando e se arrrependendo de pequenos erros, mas cuide pare que esses erros não voltem a acontecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário